quarta-feira, 22 de setembro de 2010

3 filmes dirigidos por Billy Wilder, começando por...

Eu sei que já faz um tempo que não posto, mas é que estou envolvido em uns projetos aí que se der tudo certo espero divulgar nesse blog.
Mas, para minha volta triunfal, vou fazer um especial de posts de um dos meus diretores preferidos: Billy Wilder

Billy Wilder (1906-2002) foi diretor de uma série de filmes que marcaram o cinema americano, entre eles Se Meu Apartamento Falasse, Quanto Mais Quente Melhor, O Pecado Mora ao Lado, Testemunha de Acusação e o meu preferido entre todos: Crepúsculo dos Deuses.
Apesar de não falar inglês quando chegara a Hollywood, ele aprendeu a língua e teve a ajuda de Peter Lorre para ingressar na indústria cinematográfica americana.Ele e Charles Brackett fizeram parceria em grande parte dos filmes e Pacto de Sangue é um deles.Mas após Crepúsculo dos Deuses, findou a parceria.
Após se aposentar em 1981, morreu em 2002, vítima de pneumonia, depois de passar por várias doenças, incluindo câncer.A morte de um gênio, que silenciou a todos os admiradores de cinema clássico, em choque e sem conseguir acreditar que haviam perdido alguém tão importante.

--

Bem, agora, para o especial, decidi começar com Pacto de Sangue, um filme noir em sua forma mais definida e com uma história incrível e emocionante.

Tudo começa com um carro correndo pela avenidas de Los Angeles, para dele sair um abatido Walter Neff, indo diretamente para a Pacific All Risk (essa empresa é citada em A Montanha dos Sete Abutres também, mas quase sem importância.Acho que só quem viu um filme depois do outro percebeu) e com um objetivo: esclarecer para o chefe o caso de dupla indenização.

Tudo começou meses antes, quando Walter ia renovar o seguro do Sr. Dietrichson e no lugar do Sr. estava uma digna femme fatale, a Sra. Dietrichson.E ela, com todo o seu charme e a tornozeleira que deixou Walter hipnotizado fala para ele que quer um seguro para o marido, já que tem medo de que lhe aconteça algo no meio do trabalho.
Walter, sem ter sido enganado um minuto só, diz a ela que sabe que ela pretende matar o marido para conseguir indenização e arcar com a morte dele.Ela se sente insultada e pede para que ele se retire de sua casa.
Mas atraídos um pelo outro, eles voltam a se encontrar e ela revela suas verdadeiras intenções, dizendo que queria mesmo matar o marido e pede ajuda a Walter para que não falhe ao conseguir a indenização.

Mesmo sabendo que seu chefe é bastante perspicaz ao descobrir uma indenização falsa, ele a ajuda, apaixonado e pensando em plano que daria dupla indenização, o dobro do que ela pretendia receber.
E então, eles procedem com o plano, inteligente até nos mínimos detalhes e procedem perfeitamente.Assim que eles realizam o plano, estamos bem no meio do filme.Eu mesmo achei que a partir daí seria uma chatice só, mas quem acreditar nisso se engana como eu me enganei.
O filme não perde o ritmo em momento nenhum, ao contrário, se torna mais emocionante conforme o tempo passa e no fim, quando vemos o símbolo da Paramount aparecer na tela novamente, esse filme começou a configurar na lista dos melhores filmes que já vi.

Para os que gostam e não gostam de filmes clássicos, não deixem de conferir essa obra-prima noir, eu juro que não se arrependerão.

Links para os outros post do especial:

Bem, é isso, espero que tenham gostado e sobre o próximo post, só vou dizer uma coisa: será um filme com Audrey Hepburn.
Até o próximo!
- Lucas

Um comentário:

  1. Olá amigo!

    Publiquei um artigo seu no meu agregador de conteúdo.

    http://links.boomb.com.br/

    Se você gostou, continue mandando seus links e me ajude a divulgar.

    se fiz mal em publicar, me envie um e-mail que retiro o link.

    blog@boomb.com.br

    Abraços!

    ResponderExcluir