sábado, 2 de outubro de 2010

Farrapo Humano

 Agora sim, chegamos ao fim do Especial Billy Wilder. Depois de uma semana de provas e várias coisas a fazer, estou finalmente livre para fazer os posts mais regularmente.
   Infelizmente, semana que vem é feriado na minha cidade, então, vou ter que dar uma pausa de uma semana, que é o quanto o feriado vai durar. Se eu puder fazer algum post, eu faço, mas por enquanto eu não prometo nada. E como já estou com várias coisas a serem postadas, vou ver se acabo com todas as que estou devendo para voltar com posts novos em folha.

E o filme de hoje é Farrapo Humano:




   Há algum tempo eu estava prestes a assistir no TCM, mas como estava muito tarde, eu decidi nem ver. Depois, eu achei o filme e me perguntei, porque não ver?
   E quando acabei, mal conseguia acreditar em como havia perdido um filme tão bom. Na verdade, o melhor filme sobre o vício alcoólico que eu já vi.
   Tudo começa em uma janela, com dois fatos importantes. Primeiro, há uma garrafa de bebida pendurada do lado de fora. E segundo, dentro dela, dois irmãos estão prestes a viajar, um deles antigo viciado em bebida.
   E é assim que começa a parte mais decadente da vida de Don Birnam. Ainda viciado em bebida, com um irmão cansado de cuidar dele e Helen StJames, uma namorada convicta de que ele pode se recuperar, ele ainda está na fase de bloqueio inspiracional, que começou anos atrás, que foi a época em que ele começou a beber.


   Determinado a ficar e beber, ele diz que o irmão e a namorada deveriam ir ao teatro e que eles deviam pegar o trem mais tarde, até que seu irmão descobre a garrafa e a joga no ralo. Ele se finge de vítima e o irmão e Helen vão até o teatro.
   Desesperado por bebida, ele acha dez dólares, compra duas garrafas e vai até o bar, indo contar a tormenta que a bebida criou em sua vida entre um copo e outro. No teatro, ele conheceu Helen e apaixonado, decidiu se tornar um novo homem. Mas sem conseguir, ele contou sua história, de escritor prodígio na faculdade a bêbado e desempregado em Nova York por causa de um bloqueio inspiracional.


   Ao voltar para casa, ele deixa o irmão ir embora e fica sozinho no apartamento, sem querer o apoio de Helen, vivendo o fim de semana mais devastador de sua vida.

   Enfim, um filme ótimo e um tanto chocante. Tanto que Billy Wilder contou que empresas de bebida ofereceram até 5 milhões de dólares para que o filme não fosse exibido. Mas ele recusou e o filme conquistou além de vários fãs, um Oscar.

 Aqui embaixo estão os links para os outros posts que eu fiz nesse Especial.

Pacto de Sangue: http://docnm.blogspot.com/2010/09/pacto-de-sangue.html
Um Amor na Tarde: http://docnm.blogspot.com/2010/09/um-amor-na-tarde.html
A Montanha dos Sete Abutres: http://docnm.blogspot.com/2010/09/montanha-dos-sete-abutres_28.html

Então, esse é o fim!
Espero que tenham gostado!- Lucas 

Nenhum comentário:

Postar um comentário