sexta-feira, 17 de setembro de 2010

E o filme é...

Está na hora de revelar o filme misterioso e ele é... Corpo que Cai, de Alfred Hitchcock!

A imagem que usei no post anterior é essa:


E mostra Madeleine antes de tentar se afogar na baía de São Francisco.

No filme, após essa parte, acontece o que é mostrado na foto:


Onde John, o detetive encarregado de segui-la a salva.

Então, vamos a minha resenha e depois eu comento sobre o filme.


Tudo começa quando John Ferguson, detetive, corria atrás de um ladrão com um colega da polícia.Mas sem se equilibrar direito saltando de um telhado para outro, ele fica preso na borda do telhado e presencia o amigo morrer tentando puxá-lo para cima.
Passado um tempo, encontramos esse mesmo John Ferguson na casa de uma amiga, Midge falando sobre um trabalho que ele pretendia aceitar para um antigo amigo e vemos uma prova de sua vertigem, quando ele sem querer olha pela janela.
Esse amigo, Gavin Elster, pede que John siga sua mulher, Madeleine, alegando que ela não está muito bem mentalmente, sempre aérea e indo muito longe sem se lembrar de nada.
No dia seguinte, John, encantado com a mulher de Gavin, só vista de longe a segue e presencia o mesmo que o marido falou.Ela vai até vários lugares e em um museu, em frente a um quadro com as mesmas flores e o modo de pentear o cabelo da mulher representada.


Pesquisando, John descobre que é Carlotta Valdes a representada no quadro, uma mulher que suicidou por causa da filha tirada de si.
E indo transmitir essa informação ao amigo, descobre que Gavi sabia de tudo, mas nunca contou para Madeleine por medo de que a vontade de se suicidar com 23 acontecesse nela como com Carlotta e sua mãe.
Então, John percebe que precisa tomar muito mais cuidado do que simplesmente seguí-la de longe, ele tem que começar a protegê-la.


E mais uma vez, nesse filme nada é o que parece.
Bem, o filme é incrível e Kim Novak e James Stewart dão um show de interpretação, há a maravilhosa direção de Hitchcock e uma aparição dele, como sempre.
Eu fiquei surpreendido com o final e mesmo com o segredo revelado não tão no fim, ainda assim perde a graça e você continua interessado no filme para ver o que vai acontecer.
Muita gente achou que o final era spoiler e tal, mas pra mim nem foi tão spoiler assim, já que é preciso ver o filme e conhecer o segredo para saber a relação para o final.E além disso, Corpo que Cai é um nome muito mais enigmático do que Vertigem (tradução correta para o título americano, Vertigo).

E uma curiosidade: O efeito mostrado quando John sente vertigem foi especialmente criado para esse filme, sendo chamado até de Vertigo effect e coloca o segundo plano como primeiro e o primeiro como segundo, dando sensação de vertigem.


Então... é isso, espero que tenham gostado e até o próximo post!
- Lucas

Nenhum comentário:

Postar um comentário