sábado, 9 de outubro de 2010

Quincas Berro D'Água

   Em minha euforia com filmes brasileiros, fiquei entusiasmado quando vi Quincas Berro D'Água na estante da locadora. Baseado em obra de Jorge Amado ainda, e minha felicidade estava completa.
   Então, no sábado fui assistir. Me sentei esperando algo incrível, divertido e bem ao estilo do Jorge Amado. Óbvio, o estilo do Jorge Amado estava lá, mas cadê a história incrível? Cadê o humor?Primeiro parecia haver um erro, mas à medida em que o filme não melhorava de jeito nenhum, deu pra ver que era chato mesmo.
 

   O filme é assim: Quincas Berro D'Água, o rei da farra na Bahia, morre em sua cama e paralelamente dois grupos sem importam com sua morte. Sua filha Vanda e a família, que sustentavam a mentira de que ele era comendador e havia saído de casa, e seus amigos, que mal conseguem acreditar que Quincas morreu logo no dia do seu aniversário.
   Morto no quarto e com o desgosto de ter morrido na cama, ele é "visitado" pela filha, que lembra da época em que ele era funcionário público, até desistir de tudo para se tornar o rei dos vagabundos. Ela ainda lembra da figura de pai amoroso e não dá a mínima para a mentira, mas seu marido, a tia e o tio insistem em tirar o corpo do quarto pobre e sujo e transferir para o cemitério.


   E no cenário onde o morto realmete vivia, seus amigos de farra choram por ele e vão até o quarto onde ele está. E então, ante a estranheza da família do morto, eles continuam lá até que se passe muito tempo, ficando lá só o tio, quase dormindo.

   Então, eles roubam o corpo, o vestem como Quincas se vestiria e saem carregando-o, como se ele estivesse só bêbado e não morto. E indo farrear nas ruas de Salvador, deixam a filha e os outros em desespero, que correm atrás do defunto em uma tentativa de ainda conseguir colocá-lo no cemitério.


   Então, com o desenrolar da história, tudo vai ficando cada vez menos divertido de assistir, chegando a um ponto em que eu mal aguentava mais o filme. Então, pensem se realmente gostam de um filme assim antes de assistir.
    E eu também não deixo de recomendar o livro, que eu não se é bom o não. Só não gostei do filme, talvez o livro seja bom, até porque literatura brasileira eu nunca deixo de recomendar.

  Então, é isso e até a próxima postagem!
- Lucas

Nenhum comentário:

Postar um comentário