sábado, 2 de outubro de 2010

Donnie Darko

   Bem, já faz vários dias que tenciono escrever sobre Donnie Darko, mas como estava muito ocupado e o Especial Billy Wilder precisava ser finalizado, tive que esperar até agora.
   Então, como já acabei o Especial, está na hora de comentar sobre um dos filmes mais inteligentes que eu já vi em toda a minha vida.

 
   Tido por muitos como chato, sem um enredo compreensível e com uma trilha sonora incrível dos anos 80, Donnie Darko se tornou um cult mesmo não tendo sido lançado em cinema e até hoje intriga várias pessoas que o assistiram.
   E após vê-lo, mal conseguia pensar em outra coisa. O filme me marcou, era intrigante, obscuro e brilhante. E também difícil de entender. Eu consegui entender os pontos principais, mas o porque da coisa não se encaixava. Foi até necessário ler o livro que aparece no filme e existe (The Philosophy of Time Travel, escrito por Roberta Sparrow) , mas na verdade foi escrito pelo diretor Richard Kelly. E lá estava tudo, claro como água.
   Depois disso, virei mais fã do filme ainda. Tudo era como um quebra cabeça e é necessário ter paciência e perspicácia para decifrar tudo e contemplar a gradiosidade do filme.

   Infelizmente, é um filme bem difícil de achar, eu mesmo peguei emprestado com uma amiga que já o tinha há muitos anos, mas mesmo difícil, eu falo sinceramente que não devem perder a chance de assistí-lo. É difícil achar um filme tão bom e inovador quanto Donnie Darko.

   Então, vamos a história:

   2 de dezembro de 1988. Donnie Darko é um jovem normal com problemas para dormir, até que na noite daquele dia alguém vestido de coelho o acorda e diz que o mundo irá acabar em 28 dias, 6 horas, 42 minutos e 12 segundos. Logo depois, ele sai de casa, para uma turbina cair em cima de seu quarto, mesmo sem nenhum avião relatar a perda da turbina naquela noite.


   Então, a partir daí o coelho continua aparecendo, falando para que ele faça coisas que resultarão em outras, com o fato dele inundar a escola para conhecer Gretchen, a futura namorada.
   Então, várias coisas que podem parecer sem relação com o que irá acontecer começam a ocorrer, relacionadas com o 28º dia e viagens no tempo.


   Enfim, se eu contar mais sobre o filme vai perder a graça e eu quero que cada um o assista sem saber do que irá acontecer ou o porque daquilo acontecer.

   Então, não deixem de assistir e até a próxima postagem!

- Lucas

Nenhum comentário:

Postar um comentário