sábado, 10 de julho de 2010

Histórias Extraordinárias - Parte 3: O Fim da "Saga"

Como já disse no título, chegou ao fim a análise de minhas análises sobre os contos de Poe.Acredito que cada um tem sua opinião, por isso a minha pode parecer a alguns confiável e a outros não confiável.Não sou de modo nenhum alguém que sabe analisar contos profissionalmente, mas tenho uma opinião sincera e simples sobre o que achei.
Então, vamos lá!

- A Queda da Casa de Usher
Sinopse: Viajante vai visitar amigo que sofre de doença séria, sem ter idéia do que iria acontecer a ele.
Minha opinião: Inteligente do começo ao fim.Apesar de não ser um dos melhores contos, é legal de se ler e o desenrolar da trama é incrível.

- O Caixão Quadrangular
Sinopse: Intrigado, o protagonista se questiona porque um conhecido admirador de arte reserva três quartos em um navio para somente quatro pessoas e o que será que tem dentro de uma caixa enorme que veio junto com eles e é mantida no quarto.
Minha opinião: Macabro.O conto tem um ritmo devagar que entedia um pouco, mas a conclusão da histórias da caixa é interessante e tem um fim legal.Destaco o fato de que o título em português meio que estragou o final.

- O Escaravelho de Ouro
Sinopse: Protagonista encontra amigo que achou um escaravelho de ouro e logo depois é alertado pelo escravo que o amigo não tem se comportado bem depois de ter sido picado pelo escaravelho.
Minha opinião: Divertido.Atrás do escaravelho se esconde um segredo que os protagonistas descobrem, tornando o conto divertido e misterioso.A melhor parte com certeza é quando o amigo conta como descobriu o segredo.

- O Coração Delator

Sinopse: Jovem assistente de um velho o assassina na surdina da noite, mas não espera por um fato que muda todo o rumo da história.
Minha opinião: Um dos melhores, possivelmente o melhor conto do livro.Curto, mas sem nunca perder a graça com a pulsante narrativa do protagonista.O fim é incrível, com um toque sobrenatural.

- William Wilson
Sinopse: Um homem conta sua história e a de um garoto parecido consigo mesmo e com o mesmo nome.
Minha opinião: Chato, com exceção ao fim.O começo é extremamente entediante, só o fim sobrenatural salva o conto.

- O Retrato Ovalado
Sinopse: Indo passar a noite em um castelo desconhecido, um senhor lê a história de um quadro.
Minha opinião: Interessante.Considerado um conto vampírico de Poe, O Retrato Ovalado chama atenção pelo modo como o vampirismo acontece.Achei muito legal o fato de a Arte ser como uma pessoa no conto.

- O Homem da Multidão
Sinopse: Homem segue outro e o vê andar durante bastante tempo.
Minha opinião: Incrivelmente chato, mal pude acreditar que foi Poe que escreveu esse conto.Tudo o que acontece é o que é descrito acima, com um final sem graça.Odiei.

E é isso!Aqui estão todos os contos de Histórias Extraordinárias analisados por mim.Espero que tenham gostado e que as opiniões tenham parecido com as minhas!
Até o próximo post!

- Lucas

P.S.: Depois de ver A Espiã (sobre o quela vou postar minha opinião aqui depois) fiquei viciado em Ich Bin Die Fesche Lola, principalmente quando cantado por Carice Van Houten e Marlene Dietrich (que atuou maravilhosamente em Testemunha de Acusação, que vou postar aqui depois também).

Nenhum comentário:

Postar um comentário