terça-feira, 6 de julho de 2010

Histórias Extraordinárias - Parte 1


Como já dito aqui, Edgar Allan Poe é autor de meu poema preferido, O Corvo, então decidi ler o livro dele Histórias Extraordinárias e postar aqui minha opinião sobre cada conto em pequenas análises, já que para mim, cada um representa algo, não podendo considerar um conjunto deles.Então, aqui vai:

- Ligeia
Sinopse: Um homem, depois da morte de sua esposa Lady Ligeia, se casa novamente e começa a ter alucinações depois de se casar novamente.
Minha opinião: Bom.Começa meio chato, muito descritivo, mas fica bom a partir da morte de Ligeia, em que há um poema incrível sobre a vida.Depois, fica cada vez melhor, com um final medonho e misterioso.

- Pequena Palestra com uma Múmia
Sinopse: Um doutor chama um amigo para presenciar a análise de uma múmia que pela primeira vez teria o sarcófago aberto, até que ela acorda e se limita a conversar com o grupo que estava a analisando.
Minha opinião: Chato e sem-graça.O conto inteiro é o grupo conversando com a múmia e com um fim bom, mas que não salva o conto.

- A Carta Roubada
Sinopse: O detetive Dupin é requerido por um amigo para ajudar a resolver o mistério de uma carta roubada que precisa ser encontrada.
Minha opinião: Muito divertido.O que parece um mistério simples é resolvido da maneira mais impressionante, com uma explicação admirável e um fim divertido.

- O Gato Preto
Sinopse: Homem é atormentado pela lembrança de um gato que havia matado.
Minha opinião: Medonho.Provavelmente um dos contos mais conhecidos de Edgar Allan Poe, é bom, mas nem tanto.É interessante ver o declínio do homem e o gato, que quase sem fazer nada, leva o homem a loucura, com uma cena final aterradora.

- O Sistema do Doutor Alcatrão e do Professor Pena
Sinopse: Viajante, curioso com o método usado em um hospício perto de onde ele estava, visita a instituição.
Minha opinião: Incrível e divertido.Um dos meus contos preferidos até agora, é meio previsível, mas mesmo assim impressiona e faz rir.Por ser curto e ter um final surpresa, vou terminar minha opinião sobre ele por aqui.

Então, é isso!Até agora foram esse contos que li e espero que aproveitem a dica e leiam esse livro extrordinário!

- Lucas

Nenhum comentário:

Postar um comentário