quinta-feira, 17 de junho de 2010

O Suspense em Forma de Pássaros


Caracterizado como um dos filmes que fogem ao normal do Hitchcock, Os Pássaros começa bem diferente do esperado.Melanie Daniels entra numa loja de animais e ao esperar a recepcionista, é enganada por um desconhecido, que a faz pensar que ele acha que ela é a vendedora da loja.Ela então, com raiva e vontade de revê-lo, vai até Bodega Bay, a cidade para onde ele havia ido.
Lá, numa visita surpresa, leva dois passarinhos de presente para a irmã dele e na volta de barco, é atacada por uma gaivota.E é aí que o suspense começa.Os pássaros, sem razão nenhuma, começam a se agrupar e a atacar os habitantes de Bodega Bay, causando até mortes.


O filme na verdade é sobre o terror psicológico que os personagens sentem ao se verem encurralados em uma cidade onde o ataque dos pássaros é iminente.
Em uma das cenas onde há mais suspense, Melanie, Mitch, Lydia e Cathy estão presos na casa, com pássaros atacando em volta, sem saída e sem segurança.Há rachaduras nas portas e buracos nas janelas, mas eles não podem fazer nada além de reforçar as janelas e portas.Na ponta da cadeira, eu via o desespero dos que não podiam fazer nada.
E a explicação para esses pássaros estarem atacando pessoas?Simplesmente não há uma explicação.E o fim?Também não há um fim, pois só vemos o carro com os protagonistas se deslocar com a casa coberta de pássaros atrás.
E um dos fatos que me fez gostar do filme foi esse.É como se fosse feito para ficar com o filme na cabeça durante vários dias, imaginando o que poderia ser.É frustante e ao mesmo tempo incrível o fato de não haver explicação.

Para os fãs de Hitchcock e para todos que curtem um bom filme, recomendo!

- Lucas

Nenhum comentário:

Postar um comentário